Profissionais que embarcam em viagens corporativas com frequência sabem que é preciso atenção a cada detalhe para evitar problemas durante os deslocamentos. Ainda assim, imprevistos podem acontecer e um dos que mais dão dor de cabeça, sem dúvida, é perder o voo.
Mas, calma. Embora pareça desesperador, é possível conduzir a situação com menos estresse.
Se você tem dúvidas sobre como lidar com essa questão, neste post respondemos os principais questionamentos sobre o assunto e damos dicas para minimizar as chances de acontecer com você. Aproveite!
Perdi o voo, o que fazer?
Existe uma série de ações que você pode adotar ao perceber que não vai chegar a tempo de embarcar no voo marcado. Confira quais são elas!
Saiba quais são os seus direitos
Na verdade, esse é um cuidado que você precisa ter antes mesmo de viajar. Afinal, saber o que você pode reivindicar em situações assim é o que vai te dar embasamento na hora de resolver o problema.
Nesse contexto, é importante saber que as regras para transporte aéreo regular de passageiros estão na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Entre em contato com a companhia aérea
Essa é a primeira medida a ser adotada para tentar amenizar a situação. Inclusive, caso você perceba que não vai chegar a tempo de embarcar, entre em contato com a companhia aérea pelo telefone mesmo.
Isso é importante porque, caso nenhum contato seja feito, seu nome pode ir para uma lista de ausentes e aí toda a viagem vai ser cancelada.
Se não der para falar com a companhia aérea previamente, a melhor alternativa é ir ao balcão da empresa no próprio aeroporto.
Verifique a possibilidade de embarcar no próximo voo
Ao conversar com os profissionais no aeroporto, veja se existe a chance de a companhia aérea colocar você em um outro voo.
As empresas oferecem esse serviço, mas cobram uma taxa de remarcação que consiste na soma da diferença do valor da passagem entre o momento da compra e o da remarcação.
Veja se é possível ser reembolsado
O reembolso pode ser autorizado ou não, dependendo do tipo de passagem adquirida. Geralmente, aquelas com valores mais altos têm essa opção. Por outro lado, os bilhetes de embarque mais baratos não oferecem essa condição.
Além disso, o valor restituído pode variar. Mas, de uma forma geral, a quantia devolvida varia entre 40% e 100% do valor pago para o passageiro que adquirir o bilhete com essa opção.
Observe qual a validade da sua passagem aérea
Além de verificar a possibilidade de embarcar em outra aeronave e, também, de viabilizar o reembolso, outro ponto importante é observar a validade da passagem. De acordo com a Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, as empresas são obrigadas a informar o prazo de vigência dos bilhetes.
Quando não há uma data previamente estabelecida, o tempo de validade é de um ano. Sendo assim, ao concluir todos os trâmites em relação ao pagamento de taxas, talvez a passagem possa usada novamente.
Confira algumas dicas para não perder o voo em sua viagem corporativa!
Mesmo que você saiba o que fazer quando perde o voo, o ideal é evitar essa situação de estresse. Pensando nisso, trouxemos algumas boas práticas para que você não passe por esse problema!
Saia de casa com antecedência
Essa é uma orientação importante e, inclusive, as próprias companhias aéreas pedem que a pessoa chegue uma hora antes do embarque.
É válido que você esteja duas horas antes no aeroporto porque, assim, dá para ter uma margem de segurança e escapar de imprevistos no trânsito, por exemplo.
Faça o check-in antes
O check-in antecipado é uma possibilidade oferecida pelas companhias aéreas nos aplicativos para dispositivos móveis.
Ao optar por ele, você consegue emitir o cartão de embarque com antecedência.
Verifique todos os documentos da viagem
Faça uma lista de todos os documentos necessários para a viagem e, antes de sair para o aeroporto, faça um checklist para conferir se todos eles estão devidamente separados.
Tenha em mãos os equipamentos para a fila do raio-x
A fiscalização dos aeroportos é rigorosa e, pensando nisso, ao passar pelo setor de raio-x, já tenha em mãos notebook e demais dispositivos móveis.
Ao separar esses equipamentos previamente, você consegue acelerar o seu processo de embarque.
Saiba qual será o seu portão de embarque
É importante verificar qual seu portão de embarque, não só no cartão, mas também nos paineis do aeroporto.
Dependendo da situação, o seu local de entrada pode mudar e, caso essa alteração não seja acompanhada de perto, as chances de você perder o voo são grandes.
Como ajudamos os profissionais de empresas nos casos de voos perdidos?
A MAAC Travel auxilia no desenvolvimento e na implementação de políticas de viagens corporativas e de Duty of Care para que colaboradores viagem com segurança, conforto e funcionalidade.
Se você gostou do conteúdo compartilhe esse artigo com o gestor de viagens da sua empresa!