No universo das viagens corporativas existem tantos termos específicos que é normal ficar perdido com palavras desconhecidas, não é mesmo?
Se você tem dúvidas sobre algumas dessas expressões, leia este artigo até o fim porque vamos abordar os jargões mais comuns no segmento. Boa leitura!
Conheça alguns dos termos mais usados no universo das viagens corporativas!
As viagens corporativas são deslocamentos realizados por colaboradores com a proposta de alcançar objetivos estabelecidos pela empresa.
Em meio à organização desses deslocamentos, as pessoas envolvidas no processo usam termos mais técnicos. Confira alguns deles!
Agência de viagens
Estamos falando aqui de companhias responsáveis por fazer a intermediação entre prestadores de serviços do setor de viagens e empresas dos mais variados segmentos.
Geralmente, elas oferecem pacotes de viagens que incluem passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de veículos e translado. Essas organizações também são conhecidas como Travel Management Company ou pela sigla TMC.
Hotelaria
Dentro desse segmento, existe um amplo leque de termos que são usados pelos profissionais. Entre eles:
Check-in / Check-out: consiste no processo de entrada e saída dos voos e hotéis.
Day-Use: termo usado para se referir a uma estadia curta, com direito a um dia de atividades e conforto no hotel, sem incluir o período da noite.
Early Check-in: estamos nos referindo a quando o hóspede inicia a estadia antes do horário de check-in estabelecido.
Ghost card: é o cartão virtual usado para pagamento dos serviços de viagens.
Late Check-out: significa dizer que o hóspede finalizou a estadia após o horário de check-out.
Aluguel de veículos
Outro setor que é diverso quando o assunto são os tipos de jargões usados é o de locação de carros. Conheça os principais!
Acordo tripartite: representa o acordo entre agências de viagens, clientes e locadoras de veículos para viabilizar tarifas mais atrativas e personalização do atendimento.
Rent: termo usado constantemente para aluguel de carros, mas que também pode ser aplicado para locação de apartamentos e casas.
Caução: consiste em uma prática comum das locadoras de veículos, que bloqueiam um valor no cartão de crédito do cliente que fez a locação do carro para se resguardarem de possíveis prejuízos.
Termos gerais
Além de terminologias específicas que citamos acima, existem outros termos comuns no segmento de viagens corporativas. São eles:
No-show: significa dizer que o viajante não compareceu para a viagem, seja para o embarque ou hospedagem.
Voucher: consiste no documento que mostra as condições da reserva e compra efetuada.
Overbooking: termo utilizado quando o número de passagens vendidas é maior do que a quantidade de assentos disponíveis para os viajantes.
Política de viagens: documento que, geralmente, é elaborado por empresas e consultorias especializadas para definir diretrizes de viagens corporativas a serem praticadas pelas companhias.
Bleisure: é a junção de duas palavras em inglês – business (negócios) e leisure (lazer), esse termo é usado para falar de viagens corporativas que incluem descanso e diversão na programação.
SLA: A sigla SLA significa Service Level Agreement. Traduzindo para o português, Acordo de Nível de Serviço. No contexto do atendimento e das viagens corporativas, esse termo tem relação com a qualidade e o tempo de resposta do suporte oferecido pela agência de viagem durante os deslocamentos. Nesse documento, constam as diretrizes que devem ser seguidas para atingir o melhor nível de atendimento possível, garantindo a satisfação dos clientes.
Conclusão
Se você é gestor de viagens ou viaja com frequência a trabalho, é importante conhecer os jargões usados dentro do universo das viagens corporativas para que tenha mais familiaridade com os processos e compreenda o passo a passo da organização dos seus deslocamentos.
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