Consulte todas as exigências para viajar pelo mundo, atualizado em tempo real: Acesse o SHERPA

MAAC

Como reduzir os problemas com Jet Lag nas suas viagens a trabalho?

Como reduzir os problemas com Jet Lag nas suas viagens a trabalho?

Você já passou pela experiência de fazer longas viagens, com mudanças de fuso horários superiores a aproximadamente 3 horas e sentiu um cansaço excessivo? Se isso aconteceu, possivelmente você foi impactado pelos efeitos do Jet Lag, problema que afeta vários viajantes, comprometendo diretamente a performance produtiva.

Com objetivo de ajudá-lo, preparamos esse conteúdo para explicar mais detalhes sobre o Jet Lag e como minimizar os impactos nas suas viagens. Boa leitura!

Afinal, o que é Jet Lag?

O Jet Lag, que em termos médicos significa “dissincronose” , consiste em um transtorno temporário do sono, que se manifesta quando nosso relógio biológico não está sincronizado com o nosso fuso horário. O efeito acontece porque nosso corpo é programado para se adaptar a rotina do dia a dia.

Portanto, quando há uma alteração abrupta nessa dinâmica do seu cotidiano, é normal que você sofra as consequências desse distúrbio.

Quais são os principais sintomas do Jet Lag?

Talvez você não conheça o Jet Lag, ou tenha passado pelo problema mas não o associou aos principais sintomas. Confira na sequência quais são os principais sinais desse transtorno!

  • Dores na cabeça;
  • Problemas digestivos;
  • Náusea;
  • Cansaço e sonolência;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia.

Conheça 5 dicas para amenizar os efeitos do Jet Lag!

A boa notícia para você, profissional que está sempre em viagens corporativas, é que existem algumas medidas que vão ajudá-lo a não sofrer com o Jet Lag. Confira nossas recomendações!

Adapte o seu corpo

Quando você tiver alguma viagem marcada para locais mais distantes, a dica é alterar os horários das refeições e de dormir, considerando a rotina que você terá no país de destino. A recomendação é fazer essas mudanças nos dias que antecedem a viagem, porque assim o seu corpo vai se acostumando com a nova dinâmica.

Além disso, evite bebidas alcoólicas, café e energéticos, porque eles alteram o ritmo do sono. Opte por alimentos leves, saudáveis e ricos em proteínas, e não se esqueça de manter sua hidratação em dia.

Se organize com antecedência

O Jet Lag também pode ser potencializado por situações de estresse antes, durante e depois da viagem. Pensando nisso, se planeje com antecedência, organizando bagagem, documentação necessária e estadia.

Se possível, chegue ao destino com dois dias de antecedência do início das atividades profissionais, porque assim você consegue ter tempo hábil para se adaptar ao novo horário.

Exponha-se a luz na chegada

Ao chegar no destino, faça exercícios leves como, por exemplo, uma caminhada, e procure se expor ao contato com a luz do ambiente, porque ela ajuda a revigorar o organismo.

A recomendação de especialistas é que, para aproveitar a luminosidade do local, o ideal é chegar ao destino ainda pela manhã, para que você possa desfrutar dos benefícios dessa luz por mais tempo.

Descanse bem no voo

Para ter um voo tranquilo e dormir, opte por viajar nos horários noturnos, porque isso ajuda na sua adaptação e a viagem passa mais rápido.

Invista também em travesseiros confortáveis, tampões de ouvidos e tapa-olhos, para que você possa relaxar com mais facilidade.

Invista em terapias

Alguns métodos terapêuticos podem ser usados no destino da viagem, com o objetivo de ajudá-lo a lidar com os sintomas do Jet Lag e deixar sua viagem mais tranquila.

Entre os principais métodos que podem ser aplicados estão: massoterapia, florais, incensos e alongamentos.

Conclusão

O Jet Lag é um transtorno que pode impactar diretamente na sua performance durante a viagem corporativa.

Pensando nisso, é importante investir em boas práticas de deslocamentos a trabalho, com o objetivo de ter as melhores condições para exercer suas atividades.

Se você gostou do conteúdo e quer ter mais dicas para ter mais sucesso nas suas viagens de trabalho, acompanhe semanalmente o nosso blog.

Caso tenha dúvidas sobre como organizar viagens corporativas, fale com os nossos consultores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba todas as novidades do mundo das viagens corporativas e muito mais direto no seu e-mail!

* Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de spam

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos.