Você já passou pela experiência de fazer longas viagens, com mudanças de fuso horários superiores a aproximadamente 3 horas e sentiu um cansaço excessivo? Se isso aconteceu, possivelmente você foi impactado pelos efeitos do Jet Lag, problema que afeta vários viajantes, comprometendo diretamente a performance produtiva.
Com objetivo de ajudá-lo, preparamos esse conteúdo para explicar mais detalhes sobre o Jet Lag e como minimizar os impactos nas suas viagens. Boa leitura!
Afinal, o que é Jet Lag?
O Jet Lag, que em termos médicos significa “dissincronose” , consiste em um transtorno temporário do sono, que se manifesta quando nosso relógio biológico não está sincronizado com o nosso fuso horário. O efeito acontece porque nosso corpo é programado para se adaptar a rotina do dia a dia.
Portanto, quando há uma alteração abrupta nessa dinâmica do seu cotidiano, é normal que você sofra as consequências desse distúrbio.
Quais são os principais sintomas do Jet Lag?
Talvez você não conheça o Jet Lag, ou tenha passado pelo problema mas não o associou aos principais sintomas. Confira na sequência quais são os principais sinais desse transtorno!
- Dores na cabeça;
- Problemas digestivos;
- Náusea;
- Cansaço e sonolência;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia.
Conheça 5 dicas para amenizar os efeitos do Jet Lag!
A boa notícia para você, profissional que está sempre em viagens corporativas, é que existem algumas medidas que vão ajudá-lo a não sofrer com o Jet Lag. Confira nossas recomendações!
Adapte o seu corpo
Quando você tiver alguma viagem marcada para locais mais distantes, a dica é alterar os horários das refeições e de dormir, considerando a rotina que você terá no país de destino. A recomendação é fazer essas mudanças nos dias que antecedem a viagem, porque assim o seu corpo vai se acostumando com a nova dinâmica.
Além disso, evite bebidas alcoólicas, café e energéticos, porque eles alteram o ritmo do sono. Opte por alimentos leves, saudáveis e ricos em proteínas, e não se esqueça de manter sua hidratação em dia.
Se organize com antecedência
O Jet Lag também pode ser potencializado por situações de estresse antes, durante e depois da viagem. Pensando nisso, se planeje com antecedência, organizando bagagem, documentação necessária e estadia.
Se possível, chegue ao destino com dois dias de antecedência do início das atividades profissionais, porque assim você consegue ter tempo hábil para se adaptar ao novo horário.
Exponha-se a luz na chegada
Ao chegar no destino, faça exercícios leves como, por exemplo, uma caminhada, e procure se expor ao contato com a luz do ambiente, porque ela ajuda a revigorar o organismo.
A recomendação de especialistas é que, para aproveitar a luminosidade do local, o ideal é chegar ao destino ainda pela manhã, para que você possa desfrutar dos benefícios dessa luz por mais tempo.
Descanse bem no voo
Para ter um voo tranquilo e dormir, opte por viajar nos horários noturnos, porque isso ajuda na sua adaptação e a viagem passa mais rápido.
Invista também em travesseiros confortáveis, tampões de ouvidos e tapa-olhos, para que você possa relaxar com mais facilidade.
Invista em terapias
Alguns métodos terapêuticos podem ser usados no destino da viagem, com o objetivo de ajudá-lo a lidar com os sintomas do Jet Lag e deixar sua viagem mais tranquila.
Entre os principais métodos que podem ser aplicados estão: massoterapia, florais, incensos e alongamentos.
Conclusão
O Jet Lag é um transtorno que pode impactar diretamente na sua performance durante a viagem corporativa.
Pensando nisso, é importante investir em boas práticas de deslocamentos a trabalho, com o objetivo de ter as melhores condições para exercer suas atividades.
Se você gostou do conteúdo e quer ter mais dicas para ter mais sucesso nas suas viagens de trabalho, acompanhe semanalmente o nosso blog.
Caso tenha dúvidas sobre como organizar viagens corporativas, fale com os nossos consultores.