A inteligência artificial está promovendo uma série de transformações nos mais diversos setores da sociedade. No segmento das viagens corporativas, ela também é uma realidade que veio para ficar, exigindo a implementação de uma série de ações, para aprimorar o atendimento ao consumidor.
Entretanto, em meio a esse cenário surge um novo desafio que é o de estabelecer o equilíbrio entre a adesão a um amplo leque de tecnologias trazidas pela IA e, ao mesmo tempo, manter fortalecida as conexões humanas.
Quando pensamos no universo das viagens corporativas, avaliamos que a tecnologia tem a sua importância, porém, ela não exclui o papel de protagonismo nas pessoas.
Pensando nisso, abordaremos na sequência o relevante papel das pessoas no atendimento dentro do setor de viagens corporativas e vamos enfatizar como é essencial potencializar a sinergia entre IA e relações humanas. Boa leitura!
O que a Inteligência Artificial propõe entregar?
A IA se posiciona como uma área que está em constante evolução, com o propósito de trazer um amplo leque de soluções para dar mais celeridade à execução de tarefas cotidianas e complexas. Entre as principais ferramentas estão:
- Assistentes virtuais;
- Carros autônomos;
- Ferramentas para análise financeira e de tendências de mercado;
- Tecnologia para automatização de processos;
- Dispositivos usados para diagnóstico de doenças;
- Aplicativos para otimizar a organização de viagens corporativas.
A IA consegue substituir o olhar humano?
Diante de tantas possibilidades mencionadas anteriormente e, na medida que os recursos de IA vão avançando, é natural que essa pergunta seja feita.
Entretanto, de acordo com alguns estudos, quando falamos do meio corporativo, existe uma perspectiva de que IA e pessoas possam dividir espaço de protagonismo, principalmente no que se refere a atendimento.
De acordo pesquisa da XM Institute, empresa especializada em analisar, discutir e apontar tendências na gestão da experiência do cliente, existe uma estimativa de que experiências ruins em atendimento resultam em prejuízo de US$ 3,7 trilhões por ano em todo o mundo.
O estudo que faz parte do “Relatório Service NoW Voz do Consumidor 2024: o desafio da fidelização às marcas” aponta também que os consumidores estão abertos a estabelecer interatividade com Inteligência Artificial, porém, não abrem mão de conexão com pessoas.
Conforme a análise, os entrevistados consideram que os humanos são mais adequados para resolver problemas mais desafiadores. Quando querem solucionar alguma questão mais complexa, 59% dos consumidores recorrem a agentes de atendimento, seja por telefone, ou chat.
Além disso, o estudo enfatiza que 80% dos consumidores no Brasil esperam ter liberdade de escolha em relação ao formato de atendimento e que, além disso, as pessoas sempre buscam dar mais ênfase às experiências e às ofertas de atendimento.
Qual a importância do atendimento humanizado para viagens corporativas?
A Inteligência Artificial consegue dar celeridade a alguns processos dentro do segmento de viagens corporativas, como compra de passagens, reservas em hotéis, entre outras funções.
Entretanto, em um ambiente cada vez mais conectado onde praticidade e rapidez são pilares inegociáveis, o atendimento humanizado na oferta de viagens corporativas se torna um diferencial competitivo para as empresas.
Neste contexto, embora a tecnologia seja um facilitador, o atendimento humanizado para viagens corporativas traz as seguintes vantagens:
- Uma melhor organização das viagens corporativas contribui para que os profissionais fiquem mais satisfeitos, inclusive, impacta positivamente na performance de trabalho;
- Viagens corporativas com suporte adicional contribuem para reduzir estresse dos compromissos de trabalho, fazendo com que os profissionais se sintam acolhidos;
- Um atendimento humanizado garante suporte imediato diante de imprevistos e soluções personalizadas para cada situação;
- A interação com pessoas permite construir relações empáticas e de confiança com clientes e parceiros;
- Viajantes satisfeitos se transformam em clientes fiéis e multiplicadores da sua marca.
Você gostou do conteúdo e quer saber mais como o toque humanizado aliado a tecnologia pode trazer eficiência e economia para sua gestão de viagens corporativas?
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