Um dos grandes desafios dos gestores de viagens corporativas no dia a dia é fazer com que os colaboradores sigam as regras estabelecidas para deslocamentos a trabalho. A baixa aderência dos funcionários pode ter diferentes origens, por isso é importante, em primeiro lugar, criar uma política clara, objetiva e eficiente.
Feito isso, vale dizer que esse documento não é suficiente por si só. É fundamental que os funcionários realmente compreendam seus termos e sejam estimulados a segui-los; e esse artigo é justamente sobre isso.
É hora de conferir sete dicas para engajar colaboradores à Política de Viagens Corporativas. Elas podem ser aplicadas na rotina de qualquer empresa, independentemente da área de atuação. Boa leitura!
TRANSFORME LIDERANÇAS EM EXEMPLOS
Gestores dos diversos setores da empresa precisam, necessariamente, ser bons exemplos para os colaboradores quando o assunto é seguir a política de viagens corporativas. Em alguns casos, o problema da baixa adesão pode estar vindo de cima, afinal, se respeitar as normas não é uma prioridade para as lideranças, dificilmente vai ser para os demais funcionários.
LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS SUGESTÕES DOS COLABORADORES
Gestores são profissionais altamente qualificados para estabelecer e acompanhar a política de viagens corporativas, mas a experiência dos viajantes também é muito valiosa nesse sentido. No fim das contas, quem sabe ao certo se as regras são funcionais ou não é o colaborador que lida com elas no dia a dia.
ALINHE EXPECTATIVAS E SEJA DETALHISTA AO DEFINIR O ORÇAMENTO
Hotéis cinco estrelas, voos na primeira classe, jantares de negócios em restaurantes luxuosos; pode ser que essas experiências estejam no imaginário do colaborador e, por isso, é fundamental alinhar as expectativas em relação às viagens a trabalho. Estabelecer valores com clareza no planejamento evita possíveis frustrações.
FLEXIBILIZE UM POUCO AS REGRAS
Por mais planejada que seja a viagem corporativa, Imprevistos e erros acontecem e ter certa flexibilidade para lidar com eles é muito importante para quem se desloca a trabalho. Exceder um pouco a conta do restaurante ou da verba estabelecida para o transporte não deve ser sempre tratado de forma punitiva, mas preferencialmente educativa, para evitar que aconteça novamente.
ATUALIZE O DOCUMENTO PERIODICAMENTE
Algumas variáveis devem ser levadas em consideração para manter a política de viagens corporativas atualizada e assertiva. Ao longo do tempo, as cidades de destino mudam, a economia flutua, as empresas crescem, as tarifas passam por alterações. Nesse contexto, a revisão e os ajustes constantes são imprescindíveis para que as regras sigam atendendo às necessidades reais dos colaboradores, sem prejuízos para nenhuma das partes.
INVISTA EM CAMPANHAS INTERNAS
Muitas vezes, os colaboradores não seguem as normas da política de viagens corporativas pelo simples fato de não terem conhecimento aprofundado sobre elas. Investir em treinamentos e materiais informativos é uma das formas de mantê-los bem informados. Mas, atenção: cuidado com a qualidade e a quantidade para não tornar a capacitação um momento cansativo e, consequentemente, desestimulante.
RECOMPENSE COLABORADORES ENGAJADOS
Oferecer prêmios para funcionários que buscam seguir à risca a política de viagens é uma boa forma de incentivar que sigam engajados e inspirem os demais. A economia gerada com o cumprimento das normas pode ser compartilhada com esses colaboradores por meio de viagens a lazer e vouchers de lojas e aplicativos de delivery, por exemplo.
Ou então, a recompensa pela aderência às normas pode ser dada durante a própria viagem, com a inclusão de momentos de lazer proporcionados pela empresa em meio à agenda de compromissos dos funcionários.
CONCLUSÃO
Se você chegou até aqui, tem em mãos dicas valiosas para engajar os colaboradores da sua empresa à Política de Viagens Corporativas e é hora de coloca-las em prática. Mas saiba que as soluções oferecidas pela MAAC Travel também podem ajudar nessa missão, no sentido de oferecerem segurança, conforto, praticidade, eficiência e suporte na rotina de viajantes. Fale com um dos nossos especialistas e potencialize seus resultados!