Como vai funcionar o passaporte digital de vacinação?

Passaporte Digital de Vacinação Internacional: O que é e como vai funcionar?

Visando o retorno do turismo internacional, companhias aéreas, associações e governos começaram a desenvolver um documento atestando que o passageiro já se vacinou contra a Covid-19.

O objetivo do passaporte digital de vacinação, como vem sendo chamado, é de ajudar a promover a retomada econômica e facilitar as viagens internacionais.

O bloco econômico da União Europeia já apresentou sua versão para o passaporte de vacinação, batizado de Certificado Verde Digital.

Devido a pluralidade de vacinas existente hoje, os 27 países só irão permitir a circulação de pessoas que tenham recebido vacinas autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), ou seja, BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

Rotas muito procuradas por viajantes corporativos, também já fizeram o uso experimental do certificado.  A United Airlines na rota Nova York–Londres, a Cathay Pacific na rota Hong Kong- Singapura e a Luthansa.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) também ensaiam a retomada das atividades em escala global com a criação de um passe que permita a livre circulação de passageiros.

O Iata Travel Pass é um aplicativo gratuito, que reúne informações, como as exigências de cada companhia aérea e dos governos para entrada em um país, resultados de testes de Covid-19 e informações e documentação de viagens para serem gerenciadas pelos passageiros.

A associação já trabalha junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) para aprovar, até maio, o certificado e negocia a adesão de governos, companhias aéreas e laboratórios em todo o mundo.

Além disso, a OMS e outras organizações mundiais ligadas à ONU deverão estabelecer o padrão eletrônico para a comprovação de vacina.

Os passageiros, por sua vez, deverão adicionar o certificado eletrônico ao seu perfil no app da Iata.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo informou que um passageiro no aeroporto de Heathrow, em Londres, já testou o aplicativo IATA Travel Pass para gerenciar suas credenciais de saúde em viagens.

De acordo, com Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA: “A implementação bem-sucedida do app neste teste com passageiros da Singapore Airlines demonstra que a tecnologia pode ajudar os viajantes e os governos de forma segura, conveniente e eficiente.”

 

Com o objetivo de promover a retomada econômica e facilitar as viagens internacionais, companhias aéreas, associações e governos estão criando o Passaporte Digital de Vacinação

Veja como vai funcionar O IATA TRAVEL PASS

  • No app, terá a lista de laboratórios credenciados em sua cidade de origem e o mais próximo de sua casa;
  • Terá a informação sobre o tempo de antecedência exigido no destino de viagem para a realização do exame PCR– 48h ou 72h antes do voo;
  • Após concluir o teste, o resultado é enviado para o app por meio de QR Code;
  • As informações do teste são aglutinadas à identidade eletrônica e às informações de sua viagem;
  • O Iata Travel Pass estará conectado ao app da companhia aérea. Por exemplo, se você viaja pela Latam, terá acesso ao bilhete aéreo e ao trajeto de viagem e também poderá compartilhar o resultado do exame com a empresa;
  • O próprio app confere se você fez o exame correto e as restrições do país de destino e repassa a você as informações. A companhia envia, então, o “OK to Travel”, sua autorização para viagem;
  • Todo o processo é realizado antes do embarque e por meio eletrônico;
  • Se você quiser, suas informações serão repassadas à imigração do país de destino, o que encurta o processo de entrada no país;
  • Uma vez vacinado, o estabelecimento enviará um comprovante eletrônico para o app;
  • Tudo é feito sem que você precise ter contato físico no aeroporto ou no destino, respeitando sua privacidade e completa proteção de dados.

A estimativa é que o documento e o app estejam disponíveis para todos os viajantes internacionais até Maio/2021.

Você aprova essa novidade? Conta pra gente sua opinião!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *