Recentemente, o governo do Reino Unido anunciou a ampliação do seu programa de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), que atualmente está disponível somente para seis países, entre eles Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A projeto de expansão inclui o Brasil e, com isso, a permissão de viagem digital passa a ser obrigatória para brasileiros a partir do ano que vem, mais precisamente do dia 8 de janeiro.
A Autorização Eletrônica de Viagem tem o objetivo de melhorar a segurança e o controle de fronteiras, além de identificar possíveis ameaças à segurança nacional do Reino Unido. O documento não é considerado uma categoria de visto e, por isso, sua solicitação é muito mais simples e rápida; o processo é totalmente on-line, por meio do site ou do aplicativo oficial do governo britânico.
Normalmente, em três dias os solicitantes são informados sobre a decisão da solicitação da ETA por meio do endereço de e-mail fornecido. Muitos viajantes são contatados poucas horas após o envio do pedido, mas, ainda assim, algumas pessoas podem levar mais de três dias para receber retorno.
COMO O SISTEMA ETA DO REINO UNIDO AFETARÁ VIAJANTES BRASILEIROS
Segundo o portal uk-eta, a permissão de viagem digital vai simplificar as viagens para visitar familiares e amigos de um número estimado de 220 mil brasileiros residentes no Reino Unido e também vai beneficiar cerca de 267 mil brasileiros que visitam o país anualmente a lazer, negócios ou estudos. A ETA é válida por dois anos, permitindo várias visitas curtas de até seis meses.
Para os cidadãos brasileiros, a autorização eletrônica oferece benefícios como solicitação rápida e fácil, tarifa acessível (£10 cada pedido, cerca de R$72) e longo período de validade. Ela será exigida independentemente do meio de transporte utilizado, seja em um voo, em um navio (por exemplo, como parte de um cruzeiro) ou por terra, como no túnel ferroviário que liga a Grã-Bretanha à França.
A ETA será válida para as seguintes finalidades:
- Estadia de curto prazo por menos de seis meses (180 dias) para turismo, estudos de curta duração, visita a amigos e familiares e atividades comerciais e tratamentos médicos permitidos.
- Estadia de curto prazo de até três meses (90 dias) com a concessão do visto de Trabalhador Criativo.
- Transitar pelo Reino Unido (ou seja, trocar de avião), passando ou não pelo controle de fronteira.
O cadastro será disponibilizado para brasileiros a partir de 27 de novembro de 2024 e a recomendação para os cidadãos é que solicitem o documento antes de reservar sua viagem para o Reino Unido para evitar atrasos ou outros problemas.
Para solicitar sua Autorização Eletrônica de Viagem para o Reino Unido e conferir todas as informações sobre o processo, acesse: uk-eta.com.br